O que é Whey Protein?
O Whey protein é a proteína purificada do soro do leite. Tão difundida pelos praticantes de atividade física, consiste de uma proteína de alto valor biológico, composta por aminoácidos facilmente absorvidos pelo organismo e que além de auxiliarem o sistema imunológico atuam ativamente nos processos de reparação celular.
Quando em comparação com as demais proteínas que têm a capacidade de fornecer os aminoácidos essenciais para o nosso organismo (carne e soja), é ela a mais completa das proteínas.
O Whey protein é obtido a partir do soro do leite, sendo um processo complexo, onde são necessários cerca de 100 a 150 litros de leite para a obtenção de cerca de 1 kilo de Whey protein.
No processo de obtenção do Whey a partir do leite, a caseína coagula deixando o Whey na superfície; a partir daí, os diversos processos de purificação irão determinar a qualidade final do Whey Protein.
Durante o processamento para a fabricação do Whey protein a gordura e a lactose são filtradas e separadas para fazer uma proteína mais concentrada, com menos carboidrato e menos gordura.
A proteína contida no Whey Protein pode variar de 35 a 95%.
Para a obtenção de uma maior concentração de proteínas são necessários maiores e melhores processos de microfiltragem, o que demanda um custo maior.
Existem no comércio 3 tipos básicos de Whey protein: Concentrado, Isolado e Hidrolisado, que se distinguem pelo grau de pureza e sua capacidade de absorção pelo organismo.
Whey Protein Concentrado (WPC) – A Proteína concentrada do soro do leite, WPC, pode conter entre 50-70% de proteína, dependendo da forma como foi extraída e do produto final obtido, sendo que possui na sua composição gordura e lactose. É a forma mais barata de whey sendo, portanto, a mais consumida.
Whey Protein Isolado (WPI) – Possui este Whey um grau de pureza maior do que o anterior, o que lhe confere um valor Biológico maior devido ao seu maior teor de proteína. A quantidade de gordura existente neste concentrado é baixa, cerca de no máximo 20%, tendo ainda uma quantidade de carbohidrato sempre é menor que 10%. Sua obtenção é feita a partir de um duplo processo de microfiltração e troca iônica, o que lhe confere um maior grau de pureza. Sua baixa taxa de lactose (açúcar do leite) faz com que na grande maioria dos casos possa ser ingerido por indivíduos intolerantes a lactose.
Whey Protein Hydrolizado (WPH) – De todas as formas de Whey é esta a mais pura. Seu valor biológico é superior ao dos anteriores, em virtude de possuir um grau de pureza de mais de 90%, sendo sua obtenção um processo bastante caro. Dificilmente é encontrado no comércio. Desconfie dos Wheys importados que possuem esta indicação e não foram validados pela Anvisa.
Não importa qual o tipo de Whey que seja ingerido, é ele composto de proteínas de rápida absorção, alto valor biológico e que com certeza ajudará em processos de regeneração e reparação celular.
Quando acrescidos em sua composição de vitaminas e minerais, seu efeito reparador tecidual é estimulado.
Caso deseje ver um filme bastante didático sobre o assunto: